Cuide do seu cabelo como cuida da sua pele
- Paula Santos Pinho

- 19 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de fev. de 2022
A pele e o cabelo são estruturas que manifestam de uma forma visível os potenciais desequilíbrios que podem ocorrer no nosso organismo.
Seguem-se algumas dicas, verdades & mitos, para que possa perceber o comportamento estranho do seu cabelo:
Lavar o cabelo à noite requer secá-lo muito bem
O cabelo molhado é mais frágil. Além de quebrar e embaraçar com mais facilidade, o calor da almofada, junto com a humidade do cabelo, criam um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos. Se tem caspa, lave a fronha da sua almofada com frequência, a uma temperatura superior a 30ºC.
Se tem cabelo oleoso, limite o uso do champô seco
O champô seco, bem como as formulações de champô em pó, são indicados para cabelos com excesso de oleosidade. No entanto, a sua utilização deve ser limitada a 1x/semana para não retirar a gordura natural do cabelo e evitar o efeito rebound.
Lavar o cabelo com os champôs adequados, utilizar os tratamentos de acordo com as necessidades do momento
O tipo de cabelo pode ser diferente do estado em que se encontra o cabelo. O mesmo se aplica ao couro cabeludo.
Devem ser utilizados champôs de acordo com a situação atual, podendo ser necessário intercalar champôs diferentes entre lavagens.
O champô deve ser colocado e massajado no couro cabeludo, onde se aloja a maior parte das partículas de sujidade do cabelo. O acondicionador, a máscara e os óleos/cremes de tratamento devem ser aplicados nas pontas, para as nutrir ou hidratar e selar as cutículas.
Esfregar o cabelo com toalha macia de algodão, pentear durante a lavagem
Em vez de friccionar o cabelo com a toalha para o secar, enrole-a apenas à volta da cabeça e amasse o cabelo contra a toalha. A fricção quebra a haste capilar.
Para evitar mais fricção, penteie o cabelo com pente de dentes largos após a aplicação do acondicionador e antes do seu enxaguamento.
Use uma escova adequada ao seu tipo de cabelo, quando seco, e apenas se for indicado.
Para desembaraçar, penteie primeiro as pontas e vá subindo até junto do couro cabeludo.
Prender o cabelo em dias ventosos

Evite usar o vento para secar o cabelo. O vento embaraça o cabelo e quebra a haste capilar. Prenda o cabelo, mas evite exercer muita força, para não o fragilizar e aumentar a queda.
Alisamento, secador, modulação do cabelo
O calor excessivo danifica a fibra capilar. Para evitar o sobreaquecimento do cabelo, modere a utilização destes aparelhos, aplique previamente um protetor térmico, finalize o penteado com uma rajada de ar fresco e aplique um produto com queratina hidrolisada para restaurar a fibra capilar.
Se aconselhado para o seu tipo de cabelo, aplique um óleo reparador no dia anterior à utilização deste tipo de aparelhos.
Para mais informações, consulte o nosso site, envie-nos um email para casa.acupuntura@gmail.com, ou ligue-nos para 910 302 139.




Comentários