top of page

A importância da VITAMINA D

Atualizado: 3 de nov. de 2022

Todos aprendemos na escola a importância da vitamina D. Sabemos que devemos apanhar sol para a sua conversão.

Vamos então perceber o que tudo isto quer dizer!


ree

Acordar, abrir o estore e ver um dia radioso, não nos faz sentir o mesmo se acordarmos com um dia chuvoso ou nublado. E porquê? É óbvia a resposta: as nossas emoções são diferentes! Sim... e porquê?

Antes de mais, a luz desencadeia a secreção de cortisol. Dá-nos um boost de energia logo pela manhã! Isso significa que, nos dias nublados, esses fenómenos ocorrem com menos intensidade? Sim!


E qual o papel da vitamina D neste processo?


ree

Ao contrário das outras vitaminas, o organismo utiliza apenas 10% da vitamina D, tal como está na Natureza, proveniente da alimentação - ex.: óleos de peixe, azeite, ovos, lacticíneos. A maior parte é convertida pelo organismo numa forma ativa e a cascata de reações inicia-se no momento em que o sol toca na pele.

Os órgãos envolvidos na conversão da vitamina D, tal como a consumimos, para a forma fisiologicamente ativa - hormona calcitriol - são a pele, o fígado e os rins.


Uma vez libertada para a corrente sanguínea, esta forma ativa liga-se ao recetor de vitamina D presente em TODAS as células e, consoante o tecido a que a célula pertence, desencadeará funções diferentes:

  1. Promove, juntamente com a paratormona (PTH) e a calcitonina, o equilíbrio da mineralização do tecido ósseo, pela absorção de cálcio e fósforo pelo intestino para a corrente sanguínea;

  2. Permite a síntese de serotonina, neurotransmissor do bem-estar e antidepressivo natural;

  3. Combate a inflamação dos tecidos;

  4. Aumenta a reabsorção de cálcio, nos rins, para a corrente sanguínea;

  5. Estimula a secreção de insulina pelo pâncreas, prevenindo o síndrome metabólico - relacionado com distúrbios cardiovasculares e neuropatias, Diabetes Mellitus, sobrepeso;

  6. Intervém em mecanismos de imunidade contra alergénios, antigénios (vírus, bactérias, parasitas, toxinas) e células tumorais.

Para combater ou prevenir a osteoporose, é primordial que o intestino esteja desinflamado e intacto. É frequente observarmos doenças autoimunes, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, psoríase, dermatite atópica, artrite reumatóide, entre outras, em que o intestino encontra-se intoxicado e inflamado.


ree

Nestas situações, a alimentação requer que:

  • Aumente o consumo de vegetais e fruta locais e da época COZIDOS, água e alimentos ricos em ómega 3 (peixe gordo, ovos, abacate, azeite);

  • Suplemente a alimentação com probióticos, glutamina, vitaminas A,E,K, ómega 3, vitamina B12, ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D (aconselhe-se com um profissional de saúde);

ree

  • Evite especiarias quentes (noz moscada, pimenta, piripiri, cravinho), grão, álcool, bebidas ricas em açúcar e cafeína, sementes, frutos secos, mel, alimentos processados industrialmente, carne de porco, charcutaria;

  • Modere o consumo de lacticínios e alimentos com glúten (aveia, pão e cereais de trigo, massas), chocolate, mamão, ameixa e citrinos.



ree

Ao contrário que se possa pensar, uma pele morena tem uma menor capacidade de conversão de vitamina D na sua forma ativa, porque está mais protegida da ação dos raios UV. Da mesma forma, o uso de proteção solar em excesso também inibe essa conversão. Nestes casos, e nos casos indicados pelo seu profissional de saúde, é necessário fazer uma suplementação em vitamina D3/colecalciferol - forma animal natural - ou vitamina D2/ergocalciferol - forma vegetal natural.


Em suma, a vitamina D é necessária para combater a depressão, os distúrbios do sono, a inflamação dos tecidos, a osteoporose e agentes patogénicos!


Referências bibliográficas:

  • Márcia Alves, Margarida Bastos, Fátima Leitão, Gilberto Marques, Graça Ribeiro, Francisco Carrilho - Vitamina D–importância da avaliação laboratorial - Revista Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo - Vol. 11. Issue 2., Pages 155-314 (July - December 2016)- Elsevier.

  • Hormone Health Network - "Vitamin D, Hormone Health Network." Hormone.org, Endocrine Society, 10 October 2021, https://www.hormone.org/your-health-and-hormones/glands-and-hormones-a-to-z/hormones/vitamin-d.

  • Larry E. Johnson -Deficiência e dependência de vitamina D (Raquitismo; osteomalácia) - Manual MSD, versão para profissionais de saúde - 2019.


Comentários


© 2023 by Ray Klien. Proudly created with Wix.com

bottom of page