Patologias de Vento
- Paula Santos Pinho

- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2022

O Outono caracteriza-se pelo início do frio, chuva e vento. Saltam as botas e as gabardines do armário. Ainda se teima em manter as mangas curtas e os casacos fininhos. Mais tarde, ou mais cedo, surgem os pingos no nariz, as dores frontais de cabeça, os espirros e os arrepios. As cólicas intestinais e algumas alergias na pele. Tal como as folhas das árvores, o cabelo e a pele (principalmente mãos e cara) perdem a vitalidade e a firmeza e enfraquecem.
É o ciclo da vida, é mais uma fase do ano.
Estes são sintomas de FRIO e de VENTO, assim conhecidos em Medicina Tradicional Chinesa.
Apesar de serem, aparentemente, passageiros, como a estação, o certo é que estes sintomas deverão ser ultrapassados pelo nosso sistema imunitário. Caso contrário, poderão causar doença. O que não for resolvido ficará "adormecido" e, aproveitando uma qualquer fraqueza do sistema imunitário, voltará mais tarde.
Devemos então afirmar que o Outono é a estação da prevenção, do reforço do sistema imunitário!
Medidas a adotar
Mantenha a sua temperatura corporal estável e beba chá de gengibre, menta e canela. Tome suplementos de geleia real, equinácia, própolis e acerola, ricos em vitaminas C e complexo B.

Coma alimentos ricos em fibra, da estação e cozinhados. Prefira sopas às saladas, estufados e cozidos aos grelhados e aos fritos.
Espreite a sua horta e o seu pomar e confirme a cor maioritária dos seus alimentos: amarelo /laranja. A cor deve-se aos carotenoides - como a luteína e a zeaxantina -, ótimos protetores da pele e dos olhos!
O Outono é, também, a estação da ceifa, da colheita dos cereais. Opte por fazer o pão em casa, com farinhas de cereais integrais e com nível baixo de glúten, como a aveia, cevada, trigo sarraceno, centeio, espelta...

O pequeno-almoço requer cereais, frutos secos, fruta cozida e chá.
Experimente papas de aveia, cozinhadas com maçã ou pera em cubos, nozes e canela. Se não lhe estiver contraindicado, adoce com uma colher de sobremesa de mel.
Estas e mais sugestões, disponíveis pelo email casa.acupuntura@gmail.com.




Comentários